O uso de novas tecnologias tem sido um diferencial para os agricultores do Espírito Santo, que alcançam alta produtividades agrícola em diversas culturas, como o café arábica, o café conilon e as mudas de frutíferas. Neste post, vamos apresentar alguns exemplos de como a inovação e a assistência técnica podem contribuir para o desenvolvimento rural sustentável no estado.

Um dos casos de sucesso é o da família Velten, de Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, que aumentou a produção de café arábica em 40% após adotar medidas de adubação, poda corretas e plantio de variedades mais resistentes, indo na contramão dos efeitos da bienalidade, que é a alternância na produção de um ano para outro. A família também se dedica à produção de cafés especiais, que têm maior valor agregado e qualidade superior.

Outro exemplo é o dos viveiristas e agricultores que adotaram o plantio de mudas em tubos de papel biodegradável, também chamados de paper pots. Esses tubos são produzidos em uma máquina trazida da Dinamarca e permitem economizar água, substrato e espaço no viveiro. Além disso, os tubos se decompõem no solo após o plantio, evitando o uso de plástico e ajudando o meio ambiente. Com esse sistema, a perda das mudas diminui e pode chegar a zero, pois o estresse da transição do viveiro para o campo é reduzido.

Apoio Institucional

Esses agricultores contam com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O Incaper é responsável por gerar e difundir conhecimentos e tecnologias voltados para as demandas do setor agropecuário capixaba.

O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, com uma produção estimada de mais de 10 milhões de sacas beneficiadas para a safra de 2019. O estado também se destaca na produção de café arábica, fruticultura, pecuária leiteira, entre outras atividades. Com o uso de novas tecnologias, os agricultores capixabas podem aumentar a produtividade, a qualidade e a rentabilidade dos seus produtos, além de preservar os recursos naturais e contribuir para a segurança alimentar da população.

Bibliografia e fontes:

  • Agricultores do ES aumentam produção de café arábica mesmo com impacto da bienalidade na colheita. G1 Agronegócios. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/agronegocios/noticia/2023/05/28/agricultores-do-es-aumentam-producao-de-cafe-arabica-mesmo-com-impacto-da-bienalidade-na-colheita.ghtml
  • Viveiristas e agricultores do ES economizam e ajudam o meio ambiente com plantio de mudas em tubos de papel biodegradável. G1 Agronegócios. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/agronegocios/noticia/2023/06/04/viveiristas-e-agricultores-do-es-economizam-e-ajudam-o-meio-ambiente-com-plantio-de-mudas-em-tubos-de-papel-biodegradavel.ghtml
  • O Incaper. Governo ES. Disponível em: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/123456789/3964/1/Incaper-artigo8.pdf
Ações: